Fernando Cury

Perfil


Fernando Henrique Cury, natural de Botucatu, nascido no dia 26 de maio de 1979, é um político brasileiro filiado ao Partido Popular Socialista (PPS). Ele iniciou a sua carreira política aos 36 anos como deputado Estadual. Exerce o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para o qual foi eleito com 85.925 votos. Ele é bacharel em Direito e produtor rural.

Em 2013, iniciou sua caminhada como pré-candidato a deputado estadual e, com sua Caravana do Conhecimento, visitou mais de 400 cidades em todas as regiões do Estado de São Paulo. Acumulou experiência e identificou desafios. Ganhou não apenas o voto nas urnas, mas principalmente a confiança da população em outubro de 2014 para ocupar uma das 94 cadeiras da Assembleia Legislativa.

Como deputado, foca sua atuação prioritariamente nas áreas da Saúde, Agropecuária e Desenvolvimento Social. Sua dedicação e trabalho de destaque na Assembleia Legislativa lhe deram o privilégio de ser escolhido, mesmo em seu primeiro ano de mandato, para ser o líder da bancada de seu partido, posição geralmente ocupada pelos deputados mais antigos e experientes.

Recentemente, Fernando Cury alcançou mais um importante reconhecimento graças ao seu empenho, sendo eleito vice-presidente estadual do PPS. A política do bem praticada dia a dia e a atuação de destaque nos projetos discutidos e desenvolvidos, têm garantido a Fernando Cury um grande reconhecimento dentro e fora da Assembleia Legislativa.

Cumprindo seu primeiro mandato como parlamentar, foi escolhido pelos colegas da bancada PPS como líder do partido na Alesp, entre os dias 15 de março de 2016 e 15 de março de 2017, posição geralmente ocupada por deputados mais antigos. É membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, a mais importante da Casa, e ainda em 2017, foi eleito vice-presidente estadual do PPS.

Ele vem de uma família com tradição na política, que se dedica à causa pública há mais de 30 anos. Filho mais novo de Jamil Cury e Dona Erô, Fernando Cury tem quatro irmãos: Jamila, João, Renata e Júnior. Em casa, marido dedicado, casado com Renata Meneguella Cury há seis anos e pai de dois filhos: o mais velho, seu xará, Fernandinho, de 4 anos, e o caçula, Frederico, de 2 anos.

Confira algumas comissões e conselhos das quais o deputado faz parte:

Comissão de Infraestrutura - Compete a ela opinar sobre proposições e assuntos relativos a saneamento, abastecimento de água, serviços e obras públicas e ao seu uso e gozo, concessão de uso de bens públicos, energia elétrica ou de outras fontes, bem como sobre a organização ou reorganização de repartições da administração direta ou indireta aplicadas a esses fins.

Comissão de Fiscalização e Controle -  Tem como objetivo fiscalizar os atos da administração direta ou indireta do Estado e das empresas concessionárias de serviços públicos, nos termos da legislação pertinente, em especial para verificar a regularidade, eficiência e eficácia de seus órgãos no cumprimento dos objetivos institucionais, assim como opinar sobre proposições relativas à tomada de contas do Governador.

Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários - Opina sobre proposições e assuntos de segurança pública, aspectos operacionais da Polícia Civil, Militar e Científica e assuntos relativos ao sistema penitenciário do Estado; bem como sobre a organização ou reorganização das repartições da administração direta ou indireta aplicadas a esses fins.

Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais - Opina sobre proposições e assuntos de divisão territorial administrativa do Estado; sobre todos os assuntos, exceto de transportes,diretamente relacionados com os Municípios e áreas metropolitanas;bem como sobre a organização ou reorganização de repartições da administração direta ou indireta aplicadas a esses fins.

Comissão de Educação e Cultura - Opina sobre proposições e assuntos que digam respeito à educação e ao ensino fundamental. médio e superior, de entidades públicas e particulares, e assuntos culturais, inclusive artísticos; bem como sobre a organização ou reorganização das repartições de administração direta ou indireta aplicadas a esses fins.

CPI da Cartelização da Citricultura - criada pelo Ato nº 1 e constituída pelo Ato nº 11, de 2017, do Presidente da Assembleia, mediante Requerimento nº 267, de 2015, com a finalidade de “investigar eventual prática de cartelização da indústria da citricultura no estado de São Paulo”.

CPI dos Planos de Saúde - criada pelo Ato nº 69 e constituída pelo Ato nº 81, de 2016, do Presidente da Assembleia, mediante Requerimento nº 266, de 2015, com a finalidade de “apurar eventuais irregularidades cometidas pelas operadoras de planos de saúde no Estado de São Paulo, em que a conduta de tais empresas tenha como consequência violações aos direitos dos consumidores”.

Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes - Fernando Cury é coordenador da Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes, criada em 29 de junho de 2015. O objetivo é minimizar o aparecimento e o agravamento da doença, por meio de estudos, debates e audiências públicas sobre o tema, além da divulgação de orientações junto à população.

Condeca - O parlamentar é o único representante da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, indicado pelo governador Geraldo Alckmin, no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA), que é constituído por 40 conselheiros, sendo que 20 são representantes da sociedade civil e outros 20 são representantes do poder público estadual. Cury também é coordenador da Comissão de Legislação e Ética do Conselho. A missão do CONDECA é incentivar, deliberar e controlar as ações da Política de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente no Estado de São Paulo.

Líder do PPS – Pela dedicação e trabalho de referência dentro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo já no seu primeiro ano de mandato, Fernando Cury foi escolhido para ser o líder da bancada do partido (PPS), função que ocupou entre os dias 15 de março de 2016 e 15 de março de 2017. “Fiquei muito feliz por essa indicação. A liderança é uma posição que sempre é ocupada pelos deputados mais antigos e experientes, e essa escolha demonstra que estou no rumo certo, no caminho correto, colhendo frutos positivos já no nosso primeiro ano de trabalho. É a confiança dada a mim pelos meus colegas de bancada em tão pouco tempo, motivo de muito orgulho”, afirma.