Diabetes


FRENTE PARLAMENTAR DE COMBATE AO DIABETES

Coordenada pelo deputado Fernando Cury e criada com a participação de outros 39 parlamentares, tem por objetivo levar à população informações sobre essa doença silenciosa e muito perigosa, que depende de um diagnóstico precoce para que possa ter um tratamento eficaz. Entre as ações propostas estão reuniões setoriais, com o objetivo de levantar as principais demandas em relação ao tratamento da doença, além dos entraves legais e políticos existentes para que seja possível desenvolver ações corretivas. Para isso, é fundamental o apoio de órgãos como associações de combate ao diabetes, governos federal e estadual, secretarias de saúde e prefeituras. Com os deputados que participam da Frente, as Associações de Combate ao Diabetes, Órgãos Públicos e entidades de Defesa dos Direitos da Sociedade, serão realizadas reuniões deliberativas para propor as alterações necessárias nas políticas públicas de combate ao diabetes, mediante diagnóstico levantado pela Frente. 

CARAVANA AZUL

Com a Caravana Azul, Fernando Cury tem visitado cidades de diferentes regiões do Estado de São Paulo para conscientizar e informar as pessoas sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento correto do Diabetes; expor a atuação da Frente Parlamentar e fomentar a participação da sociedade na elaboração de políticas públicas que garantam mais conforto e qualidade de vida aos portadores da doença. A caravana já percorreu cerca de 3.000 km, envolvendo uma população de 300 mil pessoas em encontros que contaram com representantes de 47 cidades.

PARLAMENTAR CAMPEÃO EM DIABETES

Fernando Cury é um dos "parlamentares campeões em diabetes" da Federação Internacional de Diabetes, que conta com mebros dos quatro cantos do mundo. Entre os dias 28 e 30 de novembro  de 2015, ele participou do Fórum Mundial dos Parlamentares em Diabetes, no Canadá. Durante o evento, teve a oportunidade de trocar experiências com parlamentares de várias partes do planeta no que diz respeito a políticas públicas de combate a essa doença que já atinge uma enorme parcela da população mundial. Na oportunidade, ele apresentou o cenário do diabetes em São Paulo, o trabalho da Frente Parlamentar e ainda contou sobre as atividades da Caravana Azul. No final deste ano de 2016, a sua participação já está confirmada no próximo fórum da IDF, que acontecerá em Berlim - Alemanha.

PROJETOS DE LEI

Como deputado e homem público é dever de Fernando Cury buscar alternativas para melhorar o acolhimento e o tratamento das pessoas dentro da rede de saúde. A criação da Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes já tem gerado resultados positivos. Foram aprovados na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR)  – a qual compete manifestar-se a respeito de todos os assuntos quanto ao aspecto constitucional, legal e jurídico, apresentar a redação final das proposições -  três projetos de lei de sua autoria que beneficiam os diabéticos. As propostas seguem tramitando na Assembleia. 

O primeiro, 963/2016, que institui a Semana Estadual de Prevenção, Controle e Combate ao Diabetes foi aprovado na CCJR no dia 14 de junho e agora será apreciado pela Comissão de Saúde. O segundo, 964/2016, que torna obrigatória a realização do teste de glicemia capilar em alunos matriculados no 6º ano do ensino fundamental e no 1º ano do ensino médio, nas escolas da rede estadual, também foi aprovado pela CCJR e seguiu para a Comissão de Educação e Cultura e Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.

O terceiro projeto de lei aprovado foi o de número 965/2016, que garante um cardápio de alimentação escolar especial ao aluno diabético, com alimentação adaptada à sua respectiva condição. Ele será apreciado pela Comissão de Educação e Cultura e pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.