Fernando Cury

FERNANDO CURY FAZ GESTÕES JUNTO AO SECRETÁRIO-GERAL DA CASA CIVIL E VICE-REITOR DA UNESP POR 13º DOS SERVIDORES


Nos últimos dias, o deputado Fernando Cury se dedicou intensamente a gestões junto ao Governo do Estado de São Paulo, gestores da Unesp e servidores da Universidade para tentar ajudar a resolver o problema do 13º salário, após ter sido acionado pelo reitor da Universidade, professor Sandro Valentim; pelo pró-reitor de Planejamento Estratégico e Gestão, Leonardo Theodoro Büll e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Unesp (Sintunesp) para ser o interlocutor na busca por uma solução para o problema.

Em Botucatu, durante o III Grande Encontro Político Estadual, promovido por ele, o parlamentar intermediou um encontro do vice-governador Márcio França, palestrante do evento, com gestores da Unesp e Fatec para tratar de suas principais demandas. Estiveram na reunião os professores Carlos Wilcken, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA); Luiz Fernando de Almeida, do Instituto de Biociências (IB) e Celso Antônio Rodrigues, vice-presidente do Grupo Administrativo do Câmpus (GAC) e diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) - todas instituições ligadas à Unesp - ; Celso Joaquim e Roberto Colenci, diretor e vice-diretor da Fatec de Botucatu; Robson Moreira e Marcos Bonifácio, diretor e vice-diretor da Fatec de Jaú; além do professor emérito da Faculdade de Medicina e ex-reitor da Unesp, José Carlos Souza Trindade, além professor Leonardo Theodoro Büll.

No mesmo dia, Fernando Cury também possibilitou uma conversa entre os representantes do movimento organizado em Botucatu pelos servidores da Unesp com Márcio França. Faziam parte do grupo o ex-vereador Lelo Pagani, que é servidor do Hospital das Clínicas de Botucatu e membro da Congregação da Faculdade de Medicina; Rosana Bicudo, Jorge e Erick, todos do Sintunesp e o Djalma Bovolenta, presidente da Associação dos Servidores da Unesp (ASU). Na oportunidade, também participaram da conversa o ex-prefeito de Botucatu, João Cury e o atual prefeito Mário Pardini, além do vereador Carreira, que puderam contribuir em favor dos servidores.

O vice-governador, após ouvir os argumentos da comissão, se comprometeu a ajuda-los na interlocução junto ao governador Geraldo Alckmin. Márcio França é também secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, pasta a qual a Unesp está vinculada.

Ainda nesta semana, quando esteve na Estância Turística de Avaré durante a entrega das obras de melhorias do trecho urbano da SP 255, o deputado discutiu o assunto com o governador Geraldo Alckmin. “Tratamos de alguns pontos fundamentais já prevendo que daríamos sequência às interlocuções nos dias seguintes”, conta.

Fernando Cury também foi até o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Estadual, para uma reunião na Casa Civil com o secretário-chefe, Samuel Moreira, para tratar do assunto, um compromisso assumido após ter sido procurado pelos representantes da Universidade. O deputado apresentou, formalmente, a proposta de um possível adiantamento de um duodécimo do orçamento da Universidade referente a 2018 para o pagamento do 13º salário deste ano. “Vamos, então, conforme acordado com o secretário Samuel Moreira, dar um retorno para a Reitoria da Unesp pedindo que a proposta seja feita por escrito e tramite oficialmente no Governo do Estado aguardando uma análise final”, esclarece Cury.

Na sequência dessa reunião na Casa Civil, o parlamentar recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa o vice-reitor da Unesp, Sergio Roberto Nobre, e o pró-reitor de Planejamento Estratégico e Gestão, Leonardo Theodoro Büll, quando pode fazer um resumo de sua conversa com Samuel Moreira.

“Esse foi um momento importante em que passei todas as informações do que foi conversado hoje com o secretário-chefe, Samuel Moreira, e do que foi discutido pessoalmente com o governador Geraldo Alckmin no início dessa semana, em Avaré. A Reitoria programou uma nova reunião, para que sejam definidos os próximos passos”, destaca.