DEPUTADO FERNANDO CURY COMEMORA IMPORTANTES CONQUISTAS NO TRABALHO DE COMBATE AO DIABETES


O trabalho do deputado Fernando Cury na coordenação da Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes tem dado muitos frutos. O parlamentar comemorou a aprovação do projeto de lei 963/2016, de sua autoria e que tem como foco o combate ao diabetes. O PL 964/2016 foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura.

O texto do PL 963/2016 institui e inclui no calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo a Semana Estadual de Prevenção, Controle e Combate ao Diabetes, celebrada anualmente entre os dias 8 e 14 de novembro. Já o PL 964/2016 torna obrigatória a realização do teste de glicemia capilar (pontinha do dedo) em alunos matriculados no 6º ano do ensino fundamental e no 1º ano do ensino médio, nas escolas da rede estadual.

Fernando Cury também é autor de outro importante projeto de lei voltado ao combate e prevenção do diabetes: o PL 965/2016, que garante um cardápio escolar especial ao aluno diabético, com alimentação adaptada à sua respectiva condição.

Além disso, vale destacar a Caravana Azul, com a qual o deputado percorreu cerca de 5 mil quilômetros pelo Estado, para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e teve contato com aproximadamente 350 mil pessoas!

“14 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, uma doença silenciosa e ainda sem cura, mas se for diagnosticada precocemente por meio de um simples exame de sangue e tratada da maneira adequada, pode ser controlada. É uma das maiores causas de morte, além de ser causadora de cegueira, insuficiência renal e amputações não traumáticas. Então, quando atuamos de forma eficaz sobre um tema tão importante, estamos pensando no bem-estar e na saúde da nossa população, debatendo as mais variadas questões a fim de proporcionar a conscientização das pessoas e a sensibilização dos gestores e profissionais da área, disseminando os mitos e verdades sobre o diabetes e os cuidados necessários”, explica o parlamentar.

Entrevista - Ainda sobre esse “mês azul”, importante para chamar a atenção de todos e assim atuar para a ampliação das discussões de combate ao diabetes, o deputado Fernando Cury recebeu em seu gabinete Cristina Câmara, que o entrevistou sobre a criação e coordenação da Frente Parlamentar e todas as ações realizadas através do seu mandato, bem como o apoio e debates proporcionados para prevenção e tratamento da doença.

“Tive a oportunidade de falar sobre a Caravana Azul e também da minha presença, como convidado, em novembro de 2015, do Fórum Mundial dos Parlamentares em Diabetes, organizado pela IDF – Internacional Federation of Diabetes, na cidade de Vancouver, no Canadá, onde foi possível trocar experiências e debater os mais diversos assuntos referentes à doença”, conta.

Essa entrevista concedida à Cristina Câmara será base para uma reportagem a ser veiculada na revista da SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes, reconhecida publicação, que divulga notícias e informações com o objetivo de ampliar o conhecimento das pessoas sobre a doença.

“Aproveitei ainda esse espaço para citar os resultados positivos alcançados com o trabalho da Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes”, conclui.