BOM PRATO SAÚDE


Bom Prato Saúde de Botucatu: uma conquista que transformou a vida das pessoas

Estar em um ambiente hospitalar, seja para realizar exames ou para acompanhar um familiar, já é motivo de apreensão. E nesse momento de angústia, é preciso oferecer condições dignas para que as pessoas possam enfrentar a realidade de uma unidade de saúde.

Foi com esse objetivo que Fernando Cury iniciou sua principal luta, época em que ainda nem era candidato a deputado estadual. E não precisava ter qualquer cargo público para enxergar como era o dia a dia de pacientes no Hospital das Clínicas de Botucatu.

Quanta gente aguardando o atendimento, a maioria que saiu de casa ainda de madrugada, encarou a estrada para ter um tratamento de qualidade e de excelência, afinal, o HC é uma referência para mais de dois milhões de pessoas de 70 cidades de toda a macrorregião.

Impossível ficar de braços cruzados diante daqueles que passavam fome porque não tinham dinheiro para comprar um salgado ou um lanche, enquanto esperavam pela consulta.

Começou então o movimento, liderado por Fernando Cury, para a implantação do Restaurante Popular Bom Prato. Diversos municípios se mobilizaram com a causa, que ao final, conseguiu 40 mil assinaturas em um abaixo-assinado.

O primeiro passo estava concluído, e com o entendimento do governador Geraldo Alckmin, em dezembro de 2015, Botucatu e região inauguravam o primeiro modelo em todo o estado de São Paulo do Restaurante Bom Prato Saúde, dentro do Hospital das Clínicas, com café da manhã a 50 centavos e almoço a 1 real.

Em pouco tempo, o Bom Prato passou a fazer parte da rotina dos pacientes, acompanhantes e até dos funcionários do HC, com alimentação saudável e a baixo custo, um sucesso que ganhou destaque durante a comemoração de um ano de funcionamento do restaurante.

Em dezembro de 2016, o deputado estadual Fernando Cury participou da cerimônia em comemoração ao primeiro aniversário do equipamento. Os números apresentados no evento chamaram a atenção: em um ano, foram servidas quase 400 mil refeições, sendo mais de 326 mil almoços e aproximadamente 64 mil cafés da manhã.

“Existe um critério para que o Bom Prato seja implantado apenas em cidades com mais de 200 mil habitantes, e Botucatu está longe disso. Porém, com muito trabalho e dedicação, apresentamos o projeto e explicamos a importância de contar com esse equipamento, já que o Hospital das Clínicas não atende apenas pacientes de Botucatu, e sim de todas as cidades da região, abrangendo 70 municípios e mais de dois milhões de pessoas. Foi gratificante participar e estar à frente dessa iniciativa, um sonho que contribui de maneira efetiva para virar realidade e melhorar a vida das pessoas através da política que acreditamos e praticamos”, comentou Fernando Cury.

O deputado destacou a importância do serviço prestado através do Instituto J. Augusto, responsável pela gestão do restaurante popular. “Diariamente são servidos 300 cafés da manhã e 1.500 almoços. A estrutura é fantástica e deixo aqui os parabéns a todos que cuidam de tudo com muito carinho. Registro, ainda, a minha admiração e reconhecimento ao ex-superintendente do HC, Dr. Emílio Curcelli, por ter sido um grande parceiro na luta para tirarmos do papel esse projeto. Por fim, não posso deixar de agradecer todo o empenho do meu irmão João Cury, prefeito de Botucatu à época e atual presidente da FDE-Fundação para o Desenvolvimento da Educação, que sempre acreditou no sucesso da ação e se sensibilizou para estar comigo nessa luta”, acrescentou.

 

Hospital Amaral Carvalho de Jaú também pode receber unidade do Bom Prato Saúde

Graças ao sucesso do projeto em Botucatu, o deputado estadual Fernando Cury iniciou uma nova luta para levar o Bom Prato Saúde também para Jaú, onde beneficiará os usuários do Hospital Amaral Carvalho, que é referência no atendimento de pacientes com câncer vindos de 500 municípios do Estado. Ao todo são 330 mil atendimentos por ano.

Os primeiros passos para essa nova conquista já foram dados. “Estive reunido com o secretário de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, para apresentar o projeto e falar sobre a importância do Bom Prato para Jaú. O Hospital Amaral Carvalho é uma referência no tratamento contra o câncer e recebe milhares de pacientes todos os dias. O cenário é muito parecido com o de Botucatu, no Hospital das Clínicas, e por isso, vamos em busca dessa conquista, sabendo que irá melhorar a vida de muita gente”, explicou Cury.

De acordo com o parlamentar, é preciso haver união de forças para o sucesso de mais essa iniciativa. “Já estive reunido com o amigo Eduardo Piragino, diretor do Amaral Carvalho, entendendo a estrutura do hospital para poder fazer a interlocução junto ao Governo. Lideranças políticas de Jaú se colocaram à disposição para apoiar a causa. Vamos em frente para que esse sonho também se torne realidade”, finalizou o deputado.